sábado, 8 de setembro de 2007

Padin Chico – Passado é Passado

Notícias de desvio de recursos públicos via SUDENE ou SUDAM são como chacinas. O público se acostumou a não dar muita audiência a certas tradições da nossa sociedade. Mas já fazia algum tempo que não ouvíamos novidades da Sudene ou Sudam. Foi quando surgiram as denúncias relacionando a empresa do então Ministro da Integração Nacional de FHC, Fernando Bezerra, que apontavam irregularidades (desvios e fraudes) em obras de abastecimento de água no nordeste.
Bezerra sempre foi um homem de negócios, a transitar entre empresas públicas e privadas. Mas sempre manteve a saúde empresarial das suas, em sua terra natal, o Rio Grande do Norte. Como Ministro, supostamente estaria desligado de suas empresas. Mas surgiu a denúncia de que uma das suas empresas havia sido favorecida em licitação e a mesma não teria entregue o serviço prometido. E a fonte começou a secar. FHC afastou-se do escândalo, disse ‘não é comigo’ mas titubeou em afastar o ministro. Antes que fosse demitido ou que fosse aberta uma CPI para atrapalhar o trabalho do (ex) chefe, Bezerra se demitiu e, seguro de si, deu uma longa entrevista coletiva explicando porque abandonava o governo e porque suas empresas tiveram tanto lucro nos últimos tempos

Eis alguns trechos que tentam sintetizar a coisa toda:

“….o prejuizo pouco importa (…) Nós saímos do negócio (…)
Isso não fere o código de ética, eu posso mostrar a você! (...) E se eu tiver cometido esse crime foi até agora. Daqui pra frente tá encerrado. Se tiver alguma coisa a pagar eu responderei por isso.”
Fernando Bezerra, ex-Ministro da Integração Nacional

De lá, Fernando Bezerra foi diretamente assumir a a cadeira de presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) da qual estava lisenciado. O Conselho de Ética disse que, perante as leis, ele estava sendo investigado e não poderia assumir a presidência da CNI.

Mas, se logo depois do fato pouco se falou sobre o assunto…tudo isso é passado, notícia requentada que não interessa mais..

PS - Hoje Bezerra é Senador pelo PTB do Rio Grande do Norte e recentemente, em tempos de "apagão aéreo" foi cotado para assumir a INFRAERO.

**assista uma fração desse momento histórico clicando no título do post

Nenhum comentário: