domingo, 16 de setembro de 2007

Respeitável Público - POPSTARS


O juiz aposentado Ovídio Sandoval é um assíduo telespectador de CPIs. Sabe como funcionam todos os capítulos, de todos os enredos deste reality show quase sazonal. Chegou a escrever o livro “CPI ao Pé da Letra”, publicado pela Editora Millennium e, em uma entrevista ao Consultor Jurídico (www.conjur.com.br) fala sobre como as câmeras interferem na realidade.

“O apelo da mídia faz com que aquele deputado e aquele senador queiram aparecer. Eles ficam muito mais preocupados em fazer campanha pessoal e se esquecem que ninguém é obrigado a ouvir desaforo. Por exemplo, o depoente tem o direito constitucional de não se incriminar. Mas se a pessoa vai depor na CPI e não responde o que parlamentar pergunta, porque geralmente a questão não tem nada a ver com o fato determinado, o que passa na cabeça do cidadão comum é que os parlamentares são verdadeiramente os defensores da pátria e que aquele cidadão que esta depondo é um mal-feitor. A população faz um pré-julgamento e o cidadão convidado para depor já está com a honra lameada de todo jeito. Por outro lado, o deputado ou senador que o submeteram a toda a humilhação ficam livres de qualquer julgamento.”
Ovídio Sandoval – Maio de 2006

No jogo da realidade midiática, saem perdendo aqueles que não souberem se posicionar bem na foto.
Assim como em outras constelações, no ‘starsystem do planalto’ há espaço para todo tipo de história e personagem. Da comédia à tragédia, vilões, mocinhos, palhaços e anti-heróis atuam em um palco dramática e publicamente rentável.
O respeitável público se emociona - seja de identificação, raiva ou indignação - e paga o ingresso.

**veja uma coletânea dos hits de audiência clicando no título do post

Nenhum comentário: