quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Reativando a memória coletiva

Pode parecer um contracenso, mas o Memória Ativa nasce para contrapor o “Showrnalismo”**, unindo entretenimento e informação.

“O Brasileiro é um povo sem memória.”
Será esse um axioma verdadeiro? Se dependesse apenas desta humilde série, o dito popular estaria ironicamente condenado a cair no esquecimento. (com o perdão do péssimo trocadilho)

‘Memória Ativa’ é uma série de mini-documentários (2min.) semanais, que reconstrói a trajetória de diversos assuntos sob enfoques distintos. O projeto foi concebido de forma a contemplar com a mesma força e impacto os telespectadores e os internautas, numa experimentação de linguagem que une informação, crítica, humor e sobretudo concisão.

Abraçada com entusiasmo pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação - que além de dispor de uma das mais sólidas tradições em telejornalismo, também tem os olhos voltados às novas linguagens audiovisuais – esta série tem como um de seus principais objetivos, gerar reflexão ao conectar diferentes públicos, plataformas e veículos de exibição.

A cada semana é abordado um novo assunto que entra como um 'drops' em meio à programação do frenético BandNews TV. Além da ‘quebra de linguagem’ que promovem na grade do canal - em quatro inserções diárias (8h, 12h, 18h e 23h - de segunda a domingo) - os mini-docs estão disponibilizados na internet: no youtube, no site da bandnews - http://www.bandnewstv.com.br/coluna.asp?ID=81 - e neste blog que vos fala.

Chegou o momento de lançar nova luz sobre as retrospectivas jornalisticas, viajar no tempo estabelecendo conexões entre o que passou e o que está se passando com a nossa sociedade.

Experimente um novo olhar sobre o 'agenda setting' da mídia tradicional. Assista e reative a sua memória.

** “Showralismo” é o título de um livro de José Arbex Jr.
Juntamente com “Jornalismo e Desinformação” de Leão Serva, esclarece muito bem o mecanismo com que a mídia “cria novidades” e as transformam em obsoletas na rapidez de um click. Os fatos continuam acontecendo e se desdobrando, mas para grande parte da imprensa, são produtos perecíveis, que se forem consumidos devagar (com reflexão) estragam.

Nenhum comentário: