segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Padin Chico - Gato d’água



- Enquanto isso, na “Sala da Justiça”…

- Brasília é um local muito seco. É impressionante, não precisa usar toalha, saiu do banho já está seco. Por isso, a importância das piscinas no cenário do cerrado, que além de trazerem fragmentos de azul para contrastar com o bege da poeira, minimizam os problemas de pele e o ressecamento das retinas dos moradores do Plano Piloto. Por isso Brasília é conhecida nacionalmente como a cidade das piscinas. Por isso parece muito comum e sem necessidade de ampla repercussão a notícia abaixo:

“O furto de água está crescendo nas áreas chiques de Brasília. Foram descobertas 440 ligações clandestinas de água. Os moradores fazem o chamado gato e não pagam nada. Em geral, a água serve para irrigar os jardins e encher as piscinas que são muitas nessa região.”

Num depoimento em OFF, um dos moradores da Asa Sul - que fora flagrado com um sistema ilegal de “interceptação de água” (e não quis se identificar) - trouxe a tona o seu ponto de vista sobre a questão: “O que tem de mais fazer um gato? O governo deveria sim regulamentar os gatos para regiões secas como o Planalto Central. Igualdade de condições, liberdade para fazer gatos tanto nas cidades-satélite quanto no plano piloto. Vamos deixar de ser hipócritas e exigir que o governo subsidie os gatos de água. Falta sensibilidade aí. Passe uma semana em Brasília no auge do período das secas e terás sensibilidade à flor da pele. O problema do Brasil é a falta de regulamentação. Se regulamentássemos a trambicagem, o preconceito, os disturbios, teríamos um outro país. Mas quem quer outro país?”

É muito dificil identificar no discurso deste senhor (M.B. – 43 anos) o quanto há de ironia, de cinismo, de surrealismo ou de ideologia convicta. Lamentamos que o depoimento tenha sido em OFF e que pessoas como ele ‘se escondam em liberdade’.

**Clique no título deste post e assista a um trecho da reportagem citada acima (inserida em um contexto que amplia a questão)

2 comentários:

Anônimo disse...

oi, meu nome é Otávio e recebi um email da Denise, que infelizmente não deixou na mensagem o contato.. sendo assim, peço que se alguém aí conhecê-la, por favor, avise-a que eu entrei em contato. Pra quem quiser, meu msn é tabio_oz@hotmail.com, meu blog é http://blog.brasildiverso.com.br
Ela queria que eu participasse aí do meméria ativa... por favor entrem em contato, gostaria de conversar. Abraço

Anônimo disse...

e desculpe o portugues to com pressa e nãó dá pra corrigir depois de ter publicado, rs..
abraço