terça-feira, 16 de outubro de 2007

Linha de Chegada – Poesias, tragédias e estatísticas


Consta no wikipédia que consta nos livros de História, que consta nos Autos que, oficialmente, o primeiro acidente automobilístico brasileiro ocorreu na deslumbrante e arborizada Estrada Velha da Tijuca. Eram os últimos anos do século dezenove, menos de uma década depois da queda do Império.

Estamos em 1897 na charmosa capital da nova República sulamericana. O refrão cantado aos quatro cantos é "Liberdade, Liberdade, abre as asas sobre nós!" O vitorioso abolicionista e poeta, José do Patrocínio, empresta ao colega Olavo Bilac sua mais recente conquista: o automóvel. Olavo, poeta de nobres versos altamente influenciados pelo romantismo, não possui carteira de habilitação e tampouco idéia de como dominar máquina tão exótica e poderosa. O poeta então arremessa o veículo de encontro a uma árvore. A árvore era uma bela nativa que ornamentava a estrada da floresta quase virgem. Bilac entra para a História como o primeiro brasileiro a desafiar os volantes. Dizem que o feito foi muito comemorado pelo autor, agitando a vaidade da ‘alta-classe’ brasileira.

*A fama de Olavo cresce com o passar do tempo. Na internet, o “pioneiro dos acidentes” é quase tão citado quanto “o poeta com influências do romantismo…”.

**clique no título deste post e assista a essa e outras estórias do automobilismo brasileiro

Nenhum comentário: