quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Paralelas - A Tocha, um simbolo da SEDE

Em mais um trabalho de garimpo internético, a equipe do 'Blog Memoriativa' encontrou preciosidades a respeito de uma das mais importantes SEDES dos Jogos Olímpicos. Neste post, Berlin 1936 é lembrada com nostalgia poética em um emocionado depoimento de Hans Hamman, imigrante alemão e alfaiate aposentado. Em seguida, um vídeo de sucesso na web, que contempla o nascimento do ritual olímpico da tocha. A chama ardendo durante as provas de superação humana (homens contra o tempo, homens contra homens, brancos contra pretos, arianos contra etc..) simbolizaram uma era que marcaria o espírito olímpico como mais um espelho das essências humanas.

"Naquele momento eu era um jovem fascinado pela perfeição estética. A beleza da arquitetura, dos gestos, dos uniformes, dos símbolos (...) Foi um momento mágico que qualquer alemão que o vivenciou, jamais esquecerá. A partir deste evento, as chamas da TOCHA foram definitivamente incorporadas à simbologia olímpica. Hoje entendo que tal evento mudara profundamente a cordialidade entre os povos. Feridas horríveis marcaram definitivamente a consciência dos homens depois de 1936. Mas na época eu só queria reverenciar a supremacia estilistica dos uniformes, a plasticidade dos gestos e o calor da TOCHA (...) Como tudo era belo(...) Queria agradecer a oportunidade de assistir a imagens que provocaram tanta emoção. Não sabia que uma coisinha dessas (computador) pudesse proporcionar tamanho prazer"

trecho de depoimento de Hans Hamman - alfaiate aposentado - alemão naturalizado brasileiro



**clique no título deste post e assista a pílulas sobre alguns dos papéis que as olimipíadas representaram na cultura do século XX

Nenhum comentário: