sábado, 20 de outubro de 2007

UTI Brasil – Revelações do nosso povo


Em mais uma garimpagem internética, o ‘Blog Memoriativa’ localizou uma acalorada discussão sobre a nona edição do memoriativa (MA9 – “UTI Brasil”) A ‘troca de informações’ entre supostos portugueses e supostos brasileiros, ( em: http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=795788&tid=2560775496075849181 )
foi travada na comunidade do orkut entitulada “História”, com 57.189 membros. O título da discussão é “Os índios que quase foram civilização”. Em certo momento, um internauta que se apresentou como Eduardo questionou o conceito de ‘civilização’ e indicou o “UTI Brasil” para ser incluido como objeto do bate-papo. O vídeo foi assistido por alguns membros da comunidade e provocou reações sintomáticas da nossa verdadeira opinião pública (que cada vez mais se vale da internet para sair do armário em tempos de ''Tropa de Elite')


Antônio - diz
O vídeo que o senhor Eduardo indicou é realmente uma ode ao preconceito e uma manipulação histórica que somente se explica pelo ódio dalguns parvos para com os povos europeus que construiram o Brasil.
Aliás, muitas das doenças citadas no filme mal intencionado são doenças ditas "tropicais", adquiridas pelos europeus em outras paragens, possivelmente vindas do contato com outros povos que vitimavam os europeus em larga escala também.


Caleb Hammer - confirma e se empolga
Se esse vídeo tratasse o assunto com uma visão inversa era capaz do autor ser chamado de nazista e ser preso.




Asclépio - denuncia
Antônio, você está sendo totalmente "parcial" nesse seu comentário, pois você está defendendo os portugueses (o seu eu....Luso).


Eduardo - apela
“Epidemias e extermínios..”
Prezado Antônio
O meu sangue é português. E discordo de ti.
Acho que estás por demais tomado pela emoção e identificação com os bravos desbravadores que aqui aportaram há 1507 anos e interpretaste o vídeo de maneira muito radical.
Não acho que o vídeo acuse diretamente os portugueses. Acho que faz um comentário sobre algo que é fato. Diversas epidemias foram trazidas pelos conquistadores náuticos, milhares (milhões?) de índios morreram contagiados por algo que seus organismos antes não conheciam. Civilizações foram destruídas. Ninguem há de contestar isso. Era algo normal na época, como era normal escravizar e viajar longos meses em condições desumanas. (o problema é o que era normal antes ser normal hoje)
Não acho que o vídeo acuse os europeus (que ajudaram a construir o Brasil juntamente com os índios e os africanos - e não sozinhos, como sugeriste). Na minha opinião o vídeo fala de algo muito mais relevante no momento. Ele joga luz ao fato de que as mesmas doenças que dizimaram os índios e agitaram túmulos em séculos remotos continuam a matar nossa população em proporções assustadoras. Ou seja, a saúde pública do Brasil parece tão arcaica como era a saúde nas dependências das caravelas e galeras. Muitas curas foram descobertas, mas custam muito caro para quem não tem crediário. Não se trata de definir culpados, mas identificar um problema que passa desapercebido pela maioria. Nossos antepassados estavam adaptados à epoca em que viviam. E nós?


De Leon - determina
Eles quase viraram civilização, mas não viraram pq eram atrasados e primitivos, e por consequencia foram subjulgados como todos barbaros e selvagens foram e devem ser.



Antônio - encerra filosoficamente
Entendo o seu ponto de vista Eduardo, mas com certeza esse vídeo foi feito com o dedo em riste!
Liga diretamente em tom claro de acusação as doenças a presença dos Portugueses, como que se esses não padeçessem de doenças trasmitidas pelos índios, e é um crime colar os nomes das doenças por cima das caravelas, que para os portugueses são um símbolo nacional.
Enquanto não se superar esses preconceitos contra os Portugueses, antepassados da maioria dos brasileiros, muitas ações e boa parte da realidade brasuca não mudam.
Certos julgamentos e valores influenciam em como se leva a vida...

2 comentários:

itiohs disse...

Tirei um tempo pra assistir a todos os memória ativa, alguns mais de uma vez. E acho que falta uma narração mais consistente do início ao fim de cada episódio, sou a favor de um único narrador tentando comunicar uma idéia e concluindo-a no final (ouro verde é um dos que prendem mais a atenção até 3/4 do vídeo). Não gosto quando entram narrações de outros repórteres, em que começam uma frase e não terminam, acho que isso confunde, e muito, o espectador. UTI brasil é um dos mais confusos, A narração é muito quebrada e tem muita informação ao mesmo tempo. E os ícones na esquerda e as legendas também colaboram para o excesso de informação que acaba virando confusão.

Memória Ativa disse...

olá Itiohs
muito interessantes seus comentários.
O que eu posso te dizer é que o memoriativa existe muito mais para provocar do que para explicar. Desde sua concepção a série se propoe a ser uma colagem de vários 'discursos documentais' (ou 'telejornalísticos'). Nunca teve a intenção (ou pretensão) de fechar a idéia em um discurso pré- determinado conceitual ou politicamente e sim apostar no resultado da polifonia de vários discursos. (o que poderia gerar uma interpretação diferente de acordo com a subjetividade de cada espectador) É no resultante desta colcha de retalhos que pretendemos fugir das 'mensagens' para sim estimular a memória e a reflexão de cada espectador de acordo com a sua vivência e 'visão de mundo'. Até para que, desta forma, possamos colocarr a própria representação midiática no centrro da questão. (É claro que a crítica existe mas, na medida do possível, tento não impô-la.)
De qualquer maneira, é sempre muito bom receber comentários inteligentes e atentos. A que devo a honra de tanta atenção? Ou melhor dizendo, como entraste em contato com a série e tiveste interesse nela em termos de linguagem? Por favor, se quiseres entrar em contato comigo e se apresentar, para mim será um prazer extender um dedo a mais de prosa sobre formato e linguagem. Essa troca com o espectador é sempre muito enriquecedora (escreva-me para eduardo@zinga.com.br) Mais uma vez obrigado pela colaboração. Abraço